A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (8), um homem de 48 anos pelos crimes de maus-tratos a animais, guarda ilegal de fauna silvestre e posse irregular de arma de fogo, em Blumenau. A ação foi realizada pelo Departamento de Investigações Criminais (DIC), por meio da Delegacia de Proteção Animal, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAS).
No imóvel, os policiais encontraram 12 cães vivendo em condições degradantes, com filhotes na lama, sem abrigo, sem acesso à água limpa e apresentando sinais de desnutrição e ferimentos pelo corpo. Dois filhotes foram encontrados mortos no local. Também foram resgatadas 12 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro, em ambiente inadequado.
Durante as buscas, a equipe apreendeu duas espingardas, diversas munições dos calibres 12, 36 e .22, além de carne de caça, que será encaminhada para perícia.
Leia Também:
O homem foi autuado pelos crimes de maus-tratos a cães (artigo 32, §1º-A, da Lei 9.605/98), guarda ilegal de fauna silvestre (artigo 29 da Lei 9.605/98) e posse irregular de arma de fogo (artigo 12 da Lei 10.826/03).
Os animais resgatados foram encaminhados ao setor de Bem-Estar Animal da Prefeitura, com apoio do Hospital Veterinário da FURB, onde receberão cuidados e acompanhamento.
A Delegacia de Proteção Animal reforça que maus-tratos a cães e gatos é crime, com pena de 2 a 5 anos de reclusão. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.






Comentários: