O governo do Estado concluiu a reforma e modernização da barragem de Ituporanga, que desde 1979 não recebia nenhuma intervenção importante. A barragem sul conta agora com tecnologia de ponta, automatizada, que permite operação das comportas à distância pela Defesa Civil do Estado. Essa vitória foi resultado de uma grande luta do Alto Vale.
Uma vitória da nossa região
O esforço e a determinação de muitos de nós, que militamos em favor do Alto Vale, chamou a atenção das autoridades para um problema de sempre, mas sempre empurrado com a barriga, sempre deixado para se falar em solução quando os desastres naturais aconteciam. Agora, graças a sensibilidade e a gestão diferenciada do governador Jorginho Mello – que olha com atenção para o nosso estado, região por região –, as obras de mitigação de cheias acontecem em grande vulto.
Transparência e manutenção
A aprovação do projeto de lei que apresentei na Assembleia Legislativa em 2023, quando lá assumi uma cadeira, foi um passo adiante em nossa causa, ao instituir, por lei, política de transparência da operação, manutenção e medidas de segurança, visando garantir que as informações sobre a operação das barragens se tornassem públicas, incluindo vistorias periódicas e manutenção preventiva, todos fatores determinantes para a mitigação dos riscos à população.
Participação de todos
Outro fator que também contribuiu com o esforço geral do povo do Alto Vale em ver tomadas decisões e construídas obras que mitigassem as cheias recorrentes na nossa região, foi a repercussão da audiência pública que, enquanto Assembleia Legislativa, promovemos aqui em Rio do Sul em 2023, discutindo abertamente com a comunidade e com técnicos a manutenção das barragens, o desassoreamento e a limpeza dos rios e a necessidade de construção de três novas micro barragens.
Esforço que não pode parar
A repercussão dessa audiência gerou frutos, e muitos, para que decisões favoráveis fossem tomadas, alertando para a necessidade de termos as barragens em pleno funcionamento e obras que ocorrem agora a todo vapor nos nossos rios. Alertou, também, para a importância de termos propósito, de lutar por ele, de apresentar e aprovar leis, e de cobrar por ações e obras efetivas que assegurem o bem-estar do cidadão. Então, fizemos a nossa parte. E se quisermos que um futuro mais promissor e seguro se concretize no Alto Vale, não podemos parar. Essa é a lição que devemos aprender desse esforço bem-sucedido até aqui.
Comentários: