O grande acontecimento da semana que passou foram as manifestações populares nas ruas e nas redes contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 03/2021, a chamada PEC da Blindagem, ou da Bandidagem, uma PEC absurda que colocava deputados, senadores e até presidentes de partidos políticos, acima da lei no Brasil. O povo não saiu às ruas nem pela esquerda e nem pela direita, ele saiu por uma causa, se fez ouvir e acabou com a farra.
A união que faz a força
A pressão popular nas ruas, e a maciça manifestação contra essa PEC nas redes sociais, levou o Senado a enterrar a proposta absurda que havia sido aprovada na Câmara dos Deputados com ampla margem de votos. A grande lição desse episódio – que, felizmente para a democracia brasileira, terminou bem – foi a de que quando o povo brasileiro se manifesta, põe um freio de arrumação imprescindível na política e nos políticos. Isso vale muito.
Luz no fim do túnel
Considero isso uma espécie de “luz no fim do túnel” para uma impressão geral que se tinha no Brasil, até antes desses episódios, de que o país estava sem rumo e que não adiantava nada fazer qualquer coisa que fosse. Mesmo quem milita na política, como é o meu caso, às vezes se sente um tanto quanto impotente para a resolução dos mesmos problemas de sempre. Mas as manifestações populares trouxeram um alento para quem tem esperança e fé no Brasil.
O poder do povo
A grande frase constitucional nunca esteve tão presente e necessária: “Todo poder emana do povo, e em seu nome é exercido”. O problema é que muitas vezes nós, o povo, esquecemos disso. As manifestações nas ruas mostram (relembram!) o quanto é fundamental a participação popular no momento nacional, assim como, igualmente, a participação cidadã dos brasileiros nas redes sociais. Não para atacar ou maldizer, mas para se expressar democraticamente pelo bem do Brasil.
A voz das urnas
Fator fundamental da soberania popular nos destinos do nosso país, além de manifestações nas ruas e redes, é o poder do voto. Porque é através do voto que escolhemos quem vai nos representar, quem será o agente que vai exercer o poder em nome do povo. Por isso é de suma importância estarmos atentos e bem informados. As eleições são no ano que vem. Eleições gerais: para presidente, senadores deputados, governadores.
A grande chance
As eleições são a grande chance de passarmos o país a limpo. É de suma importância termos essa convicção. A convicção de que com a nossa participação política – e só com ela –, poderemos ajustar as mazelas que emperram o país. Porque, afinal, os governos e as casas legislativas têm que voltar a falar dos temas que interessam ao povo brasileiro. Porque muitas vezes, inúmeras vezes, eles parecem alheios a isso. As manifestações de rua que acabaram com a PEC da Blindagem nos mostraram que é possível. Mas é só através do voto que tornaremos esse possível uma realidade política nova em prol do Brasil.
O texto acima expressa a visão de quem o escreveu, não necessariamente a de nosso portal.
Comentários: