Um motociclista de 24 anos ficou ferido após ser arrastado pelo pescoço por fios de telefonia soltos na manhã desta segunda-feira (19), em Joinville, no Norte de Santa Catarina. O acidente aconteceu por volta das 6h, quando um ônibus que vinha no sentido contrário acabou puxando a fiação presa aos postes.
Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o jovem, identificado como Thiago Corrêa, percebe os fios baixos na via e tenta frear a motocicleta. Ao tentar passar por baixo da fiação, o ônibus atinge os cabos, que são tensionados e acabam atingindo o motociclista, que é arrastado por alguns metros até o motorista perceber a situação e parar o veículo.
Thiago sofreu diversos cortes e ferimentos no pescoço, além de queimaduras nas mãos. O condutor do ônibus prestou socorro no local, mas a vítima optou por seguir por conta própria até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, onde recebeu atendimento médico.
“Eu vi o fio e freei a moto. Cheguei a parar, mas quando tentei passar por baixo, vi o ônibus vindo. Na hora que ele passou, o fio me pegou no pescoço e eu fui arrastado”, relatou a vítima.
O motociclista registrou boletim de ocorrência na delegacia, solicitou exame de corpo de delito e informou que pretende acionar judicialmente as empresas responsáveis pela fiação solta.
Procurada, a empresa Unifique, responsável pelos fios de telecomunicação envolvidos no acidente, não respondeu até a publicação da reportagem.
A Celesc informou que só tomou conhecimento do caso após contato da imprensa e que enviou equipes ao local para realizar a limpeza e a organização dos cabos. Em nota, a companhia esclareceu que a instalação e manutenção da fiação de telecomunicações são de responsabilidade das empresas prestadoras do serviço e lamentou o ocorrido.
Já a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destacou que as operadoras têm direito ao uso compartilhado dos postes, conforme previsto na legislação, mas reforçou que a manutenção dos cabos é de responsabilidade das empresas de telecomunicação.

Comentários: