O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, protocolou nesta segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa (ALESC), ofício que pede a criação de uma comissão permanente de desastres naturais em Santa Catarina.
Thomé justifica que, na condição de prefeito Rio do Sul e Presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), há grande importância da discussão constante sobre a situação enfrentada pelos municípios da região, em especial em Rio do Sul, diante do histórico de cheias e outros desastres naturais.
“Diversos municípios do estado têm sido afetados por calamidades como seca, vendavais, ciclones bomba, enxurradas, granizo e deslizamentos, causando sérios prejuízos aos municípios. Muitas Defesas Civis municipais não estão preparadas e não tem força para tratar desse assunto de forma isolada”, destaca.
Atualmente, o tema de desastres naturais encontra-se vinculado a comissão de turismo e meio ambiente da Alesc. Thomé reforça que a prevenção de desastres merece um grupo de estudo independente e focado.
“São todos temas muito relevantes, mas o momento exige atenção. A Alesc já fez grande trabalho em trazer uma audiência pública para discutir as barragens em Rio do Sul. E o tema será sempre recorrente para nós, que temos uma região bastante atingida por diversos desastres naturais nos últimos anos”, completa.
Comentários: