A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (1º) uma ação que apura a tentativa de homicídio pelo uso miguelitos na BR-470 durante um ato em Ibirama, em dezembro de 2022. Os mandados de busca e apreensão contra o grupo envolvido no ato são cumpridos nas cidades de Rio do Sul e Lontras.
Segundo a PF, o uso dos artefatos, que são pregos retorcidos usados para furar pneus espalhados nas rodovias, colocou em risco a vida dos motoristas que trafegavam pela via. Dois veículos tiveram os pneus perfurados.
A ocorrência em 14 de dezembro foi atendia pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 110. Os agentes encontraram os artefatos a partir do km 116. Ao longo de 6 quilômetros os objetos foram recolhidos.
Relembre do caso, nossa equipe esteve ao vivo no local no dia da ocorrência.CLIQUE AQUI!
Foi a segunda vez em que os agentes da PRF precisaram recolher os artefatos. O primeiro caso ocorreu em 21 de novembro, quando o órgão emitiu uma nota afirmando que envolvidos em bloqueios ilegais usaram métodos “terroristas” e que lembravam black blocs.
O caso de Ibirama passou a ser de atribuição da Polícia Federal após manifestação do Ministério Público Federal (MPF) e decisão da Justiça Federal, que consideraram os fatos como atos “contra a democracia”, informou a Polícia Federal. A ação desta quinta foi autorizada pela 1ª Vara da Justiça Federal de Joinville.
O nome da operação “Quatro Pontas” faz referência aos grampos utilizados para perfurar os pneus dos veículos, também conhecidos como miguelitos, que possuem quatro pontas perfurantes (imagem abaixo).
Comentários: